Livro Crash - Resenha



Esse é um texto curto com as minhas impressões a respeito de um livro que trata de um assunto o qual me interessa muito que é economia e ciclos de crises financeiras. Recuperei o texto de 2014 de um blog meu desativado, da época em que cursava a faculdade de Economia. Pretendo regularmente trazer aqui minhas reflexões a respeito das leituras que faço e pensei em resgatar esse para começar.

Resenha

Crash foi um livro que me chamou atenção pela leitura fácil e bastante abrangente de como funciona a circulação de moeda em nossa economia, assim como as crises financeiras. 

Percorrendo os olhos pela estante da livraria, esse me chamou a atenção pela capa entre os tantos e uma rápida lida na contracapa e nas orelhas me convenceu a comprá-lo.

Crash - Uma breve História da EconomiaO autor Alexandre Versignassi é editor da Revista Superinteressante e aí começaram os meus preconceitos, pois essa revista na minha opinião, ao longo dos anos foi caindo no quesito qualidade. Já faz muito tempo que não leio, mas meus últimos contatos eram com uma revista cada vez mais fraca de conteúdo (superficial demais) e um tanto sensacionalista.

Mas o livro se redimiu e conseguiu convencer de que é bom.

As crises financeiras são abordadas com exemplos históricos.
Ele começa falando sobre a bolha do mercado de Tulipas na Holanda do século XVII e fazendo desde ali pequenas comparações com a situação no mundo atual (no Brasil, sempre que possível).

Crash - Uma breve História da EconomiaE continua falando sobre tudo relativo a crises, circulação e emissão de moeda até os dias de hoje, lastro dos ativos financeiros, passando pela quebra da bolsa de New York em 1929, a hiperinflação alemã do entre guerras e até arrisca explicações na biologia para o comportamento das pessoas diante dos mercados, dando uma visão bastante clara de como se formam e estouram as bolhas econômicas nos mais diversos contextos históricos.

Óbvio que é um livro para leigos interessados, portanto está (quase) completamente desfalcado de termos técnicos de economia e finanças.

Achei que ele se aprofunda demais na crise americana de 2008, talvez por ter sido a mola propulsora para escrever o livro todo (pois o livro é de 2011 e o assunto ainda estava muito quente).

No geral para o que se propõe é uma ótima leitura: explicar como funciona o mundo no qual todos os cidadãos estão hoje inseridos, tenham eles noção de economia ou não. A despeito de ter sido escrito por um jornalista e não por um economista (a arte de saber contar histórias não é exclusiva de nenhuma profissão ou formação), recomendaria inclusive para alunos de primeiro ano de Economia, como leitura introdutória!

Vale a pena conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estruturas em Gabião

Ideias de Soluções para melhorar o Transporte Público de Curitiba