Estruturas em Gabião



Estruturas em gabião talvez estejam entre as soluções mais simples e antigas quando se trata em contenções de taludes e obras de terra.

Se caracterizam pela simplicidade na execução, baixo custo e pouca manutenção necessária. São aplicados em obras de contenção e também como revestimentos em obras hidráulicas.


Gabião-Caixa

Utilizados para muros de contenção de terra. Formado basicamente por pedras de mão justapostas enclausuradas por uma malha de aço formando caixas, daí sua denominação gabião-caixa, amarradas entre si formando um bloco maior.

Fonte: Maccaferri
Normalmente cada uma dessas caixas tem dimensões de 1m x 1m x 1m, obtendo alturas maiores ao escalona-las. Pode ser aplicado em contenções de taludes de terra.

Como obra geotécnica, deve ser dimensionado como tal.

Parâmetros importantes para a estabilidade do talude incluem dados como ângulo de atrito do solo envolvido, coesão das partículas além do peso específico do material. Dados esses obtidos a partir de sondagens na região onde se pretende executar a obra.
Para fins de ordem de grandeza, a tabela Sinapi prevê muros de gravidade com altura máxima de 10 metros. Ao utilizar solo reforçado, a altura máxima prevista é de 20 metros.
Atualmente apresentam também aplicações como soluções de arquitetura.


Colchão-reno

O gabião tipo colchão-reno (também chamados de colchões de gabião) é utilizado no revestimento de margens de córregos, rios e canais.

Dependendo da necessidade hidráulica pode ser revestido com cimento.

São semelhantes ao gabião tipo caixa, porém não apresentam altura elevada (a tabela Sinapi apresenta alturas de 17, 23 e 30 cm) sendo quantificados em metros quadrados, ao contrário dos muros em gabião-caixa que são referenciados em metros cúbicos.

Gabião: Fonte Maccaferri








Detalhes de execução podem ser encontrados nessa matéria da revista Infraestrutura Urbana, da editora Pini:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Crash - Resenha

Ideias de Soluções para melhorar o Transporte Público de Curitiba